.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda à Sexta-feira das 08:00 às 17:00

Educação - Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Retorno às aulas

Retorno às aulas


Em matéria publicada no jornal Folha Sul Paulista a Secretária da Educação de Buri, Bárbara Martins Guimarães Patriarca,  diz que as aulas presenciais da rede municipal iniciarão em 26 de janeiro, com todos os protocolos necessários.

Todas as escolas municipais receberam ou adquiriram equipamentos e materiais de consumo para o cumprimento dos protocolos sanitários, tapetes sanitizantes, termômetros infravermelhos, álcoois em gel, lixeiras com pedal, dispenser para papel toalha, dispenser para sabonete líquido, pulverizador, entre outros.

Sobre o retorno em meio à pandemia do novo coronavírus, a secretária afirma que todos os levantamentos, as análises, as pesquisas científicas apontam que o ambiente escolar é um ambiente seguro desde que haja cumprimento das medidas sanitárias.

Haverá retorno às aulas presenciais para todas as modalidades?

A previsão do dia 26 de janeiro vale para alunos da creche, pré-escola, ensino fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal.

Como funcionará o sistema de rodízio?

No caso da creche, pré-escola e ensino fundamental 1 a ideia é dividir cada turma em dois grupos e revezar diariamente, já no ensino fundamental 2 o revezamento será semanalmente. Enquanto um grupo terá aula presencial, o outro fará atividades remotas. No dia seguinte ou semana seguinte, a situação será invertida.

"A ideia é de fazer um "sistema misto" no início, até para que possamos trabalhar a devida conscientização com a comunidade, com os estudantes, com os familiares e com a própria escola até esta se acomodar com a situação, que eu diria, inédita, o retorno às aulas com uma pandemia ainda em curso", disse Bárbara.

O referido sistema vai permitir o distanciamento necessário entres as carteiras. A situação de cada escola está sendo trabalhada individualmente. A Secretária também afirmou que o modelo misto permite que cada grupo da turma tenha acesso aos mesmos conteúdos.

"Todos os alunos terão as mesmas atividades, só que ora presencial, ora remota. Isso, pedagogicamente, cria alguma necessidade de adaptação porque alguns começam pela remota e outros pelo presencial, mas na semana seguinte inverte. Então os objetos de conhecimentos serão os mesmos".

Como saber em que dias os alunos terão que frequentar as aulas presenciais?

Os pais ou responsáveis deverão ficar atentos aos comunicados nos grupos de whatsapp, facebook da escola ou entrar em contato pelo telefone para saber se seu filho pertence ao grupo que frequentará nos dias ímpares ou faz parte do grupo que deverá frequentar nos dias pares (no caso das escolas de educação infantil e ensino fundamental I). Os grupos serão identificados por cartões com cores verde e vermelho.

No caso das escolas de ensino fundamental II de 6° ao 9° ano serão formados dois grupos, e os pais ou responsáveis deverão ficar atentos aos comunicados nos grupos de whatsapp, facebook da escola ou entrar em contato pelo telefone para saber qual semana seu filho terá que frequentar a escola.

O horário de entrada e saída dos alunos nas escolas será diferenciado para evitar aglomerações nos portões. 

Existem regras a serem seguidas?

O tempo de permanência em sala de aula será reduzido para aulas de 40 minutos cada. A medida vai ajudar na higienização das escolas entre um turno e outro, já que essa limpeza deverá ser intensificada.

Todos os estudantes deverão usar máscaras e fazer a higienização das mãos adequadamente. Para isso, a secretaria vai entregar um kit com cinco máscaras reutilizáveis para cada aluno, funcionário e professor. Além disso, todas as crianças e adultos que sentirem sintomas gripais ou febre devem permanecer em casa e procurar um médico.  Bárbara também reafirma que todas as regras dos protocolos sanitários serão seguidas, rigorosamente.

Os pais ou responsáveis deverão ficar atentos aos comunicados nos grupos de whatsapp, facebook da escola ou entrar em contato pelo telefone para saber dia e horário para retirada do kit de máscaras.

Haverá aferição de temperatura na entrada das salas de aulas aos alunos. E constatando temperatura acima do recomendado os pais ou responsáveis serão notificados a levar o aluno ao médico, podendo retornar às aulas após ser liberado.

Todos os profissionais que retornaram e/ou retornarão ao trabalho estão sendo testados no decorrer dessa semana.

Será obrigatório o retorno às aulas presenciais?

Não. As famílias que não se sentirem seguras podem manter os alunos em sistema remoto, similar ao que ocorreu em 2020 e terão o compromisso de buscar e entregar as atividades remotas e estar em constante contato com a escola.

Como será ofertada a merenda escolar?

A refeição continuará a ser distribuída pela cozinha piloto. E a presença de 50% dos alunos permite que nos locais de alimentação também seja respeitado o distanciamento necessário, e no caso dos alunos menores poderá ser servida na sala de aula onde já haverá o distanciamento.

Como ficará a parte pedagógica?

Os docentes voltaram ao trabalho no dia 18 de janeiro, e o período até o dia 22, será destinado para planejamento e cronograma de atividades.

"O retorno será tratado como uma adaptação importante, pois temos uma nova realidade escolar."

"A rotina que os alunos terão que executar na escola é nova, nunca antes vivenciada pelos professores, pela comunidade escolar como um todo, inclusive as famílias".

"Será necessário que os professores realizem uma avaliação diagnóstica devido aos impactos causados pela pandemia", afirma a secretária.

Os planejamentos serão assistidos pelas supervisoras, assistentes técnicos pedagógicos, diretores e coordenadores. Os professores tomarão conhecimento do documento que norteia o retorno às aulas presenciais e das providências que estão sendo tomadas.

"Acredito que os professores irão participar desse planejamento de retorno às aulas de forma positiva, pois, mais do que ninguém possuem convicção do prejuízo que nossos alunos possam estar tendo em não poder contar com atividades presenciais, a dificuldade em se manter o vínculo afetivo, emocional e a dificuldade em executar a ação pedagógica."

Como ocorrerão as aulas de Educação Física?

A Secretária esclarece que os alunos não irão praticar esportes de contato, e sim outras atividades que são possíveis de ocorrer e constarão no planejamento.

Com relação ao treinamento de pessoal e parte estrutural?

Os funcionários e professores, no mês de novembro p.p. participaram de uma capacitação realizada pela empresa Workseg sobre protocolos sanitários durante a pandemia. Os conteúdos abordados foram: 1. Conceito de higiene e saúde; 2. Comunicação; 3. Distanciamento; 4. Orientações sobre higiene pessoal – cuidados com o vestuário, higiene corporal, saúde bucal, alimentação; 5. Manutenção da saúde e higiene no ambiente de trabalho; 6. Forma de contágio; 7. Sintomas; 8. Como se proteger; 9. EPIs – (não utilização, consequências e responsabilidades); 10. Isolamento; 11. Procedimento em caso de contágio.

As escolas passaram por reformas, algumas exigiram providências, como mudanças em lavatórios, torneiras e instalação de outros equipamentos.

A Secretária finalizou relatando que as duas primeiras semanas de aulas serão dedicadas ao acolhimento dos alunos e a adaptação aos protocolos sanitários.

548 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Buri - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.