Educação - Segunda-feira, 11 de Setembro de 2017

ESCOLA FURACÃO: UMA PARCERIA ENTRE O CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE E A PREFEITURA DE BURI

Na última sexta-feira (8) Buri ganhou sua primeira escolinha de futebol de um tradicional clube profissional. É a Escola Furacão, oficial do Clube Atlético Paranaense.

Além de formar jogadores, o objetivo é reduzir a vulnerabilidade das crianças e adolescentes, incentivar os estudos e principalmente formar bons cidadãos.

A cerimônia aconteceu no complexo esportivo da Vila Rosa e contou com a presença do prefeito municipal Omar Chain, da vice-prefeita Maria de Fátima, secretários municipais e vereadores. Os alunos da Escola Furacão na grande maioria acompanhados de seus pais também participaram.

O buriense coordenador de projetos do Clube Atlético Paranaense Danilo Augusto Ribeiro representou o clube.

"Estou muito feliz em poder contribuir com a implantação desse projeto na cidade de Buri e oportunizar às crianças e jovens a prática sistematizada de Futebol por meio da parceria com o Clube Atlético Paranaense". Disse Danilo Ribeiro.

A direção do projeto é do professor Germano Peschel que conta com Reginaldo Araújo, Mateus Ribeiro, Gabriel Domingues e Ricardo Vinicius na parte técnica.

Após a inauguração, a Escola Furacão realizou jogos amistosos contra a cidade de Campina do Monte Alegre. Buri venceu os três jogos disputados. Sub-11 por 4 a 1, sub-13 por 2 a 1 e sub-15 por 1 a 0.

O Clube Atlético Paranaense destaca-se em cenário nacional por ser uma instituição que trabalha buscando a excelência no processo de formação de jogadores de Futebol, com ações sociais por meio de parcerias com Prefeituras.

O Projeto visa oportunizar às crianças e jovens a prática orientada do Futebol a partir de quatro princípios pedagógicos:

Ensinar Futebol a Todos: independente do nível de desempenho, crença religiosa, altura, peso, time do coração, todas as crianças matriculadas no projeto têm o direito à pratica esportiva.

Ensinar Bem Futebol: não basta ensinar a todos, mas os procedimentos devem ser adequados ao nível em que as crianças se encontram, respeitando suas individualidades, potencialidades e experiências prévias. Isto requer profissionais responsáveis e comprometidos com o Projeto.

Ensinar Mais do que Futebol: quando se trabalha com esporte e crianças é preciso ir além do esporte. Precisamos ensinar valores morais, a partir de princípios éticos muito sólidos. A educação esportiva contribui para a formação plena das crianças e jovens.

Ensinar a Gostar de Futebol: para que os três princípios sejam plenamente trabalhados, nossa aulas precisam proporcionar prazer, alegria e diversão às crianças. O planejamento do professor precisa ser sensível a condição de crianças que estão praticando Futebol.