Cultura - Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2019

PREFEITURA E SEBRAE DISCUTEM AÇÕES PARA O COMÉRCIO LOCAL

Representantes da prefeitura, do comércio local e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/SP se reuniram nesta terça-feira no Paço Municipal para discutirem futuras ações junto ao comércio buriense.

Os assuntos abordados foram: Fortalecimento dos Microempresários, Políticas Públicas voltada aos pequenos negócios, Feira da Lua, Artesanato, Gestão e Competividade das ME e EPP e Gestão para Produtores Rurais.

A reunião contou com a presença do prefeito Omar Chain, do Chefe de Gabinete Lucas Mattos, Presidente da Câmara vereador Celso Caiubí e do comerciante Nei Carvalho. Representando o SEBRAE, os senhores Carlos Alberto Pereira Júnior – Gerente e Eduardo de Souza Galvão - Analista de Negócio.

Segundo números da Receita Federal de dezembro de 2018, Buri, comparado com outros municípios da região sudoeste paulista encontra-se na quinta posição no ranking de Microempreendedores Individuais, são em média 647 MEIs instaladas no município. De acordo com pesquisas do Sebrae-SP grande parte destes empreendedores não possuem uma gestão adequada e eficiente dos seus empreendimentos, possuem dificuldades em criar estratégias de vendas, confundem o dinheiro da pessoa física com a pessoa jurídica e desconhecem as obrigações e deveres da forma jurídica da sua formalização. Nesta proposta o objetivo é levar o conhecimento, da melhor gestão, para que possam se desenvolver e gerar mais emprego e renda.

Para os integrantes da Feira da Lua e Artesãos, o objetivo é profissionalizar a gestão, transformando a realidade do informal e "hobbysta" para empreendedores formalizados. No programa está previsto capacitações em vendas, atendimento, formalização, planejamento e principalmente controle do dinheiro e precificação.

Aos produtores rurais, será desenvolvido um programa exclusivo aos plasticultores, cultura mais desenvolvida na cidade e que é importante conhecimento de gestão de negócios para que possam desenvolver-se e tornar suas atividades mais competitivas.